
ESTRATEGICAMENTE LOCALIZADA ENTRE GOIANIA E BRASILIA, PIRENÓPOLIS É HOJE UM DOS GRANDES CENTROS TURISTICOS DO CENTRO OESTE. AS CAVALHADAS, UMA ENCENAÇÃO AO AR LIVRE DA GUERRA ENTRE MOUROS E CRISTÃOS, ATRAI ANUALMENTE MILHARES DE PESSOAS.

A CIDADE, LOCALIZADA AS MARGENS DO RIO DAS ALMAS, FOI FUNDADA EM 1727, DEVIDO A DESCOBERTA DE OURO NA REGIÃO. ALÉM DO OURO, DESTACOU-SE ECONOMICAMENTE NO COMERCIO E NA AGRICULTURA, PRINCIPALMENTE COM O CULTIVO DO ALGODÃO, QUE ERA PRODUTO DE EXPORTAÇÃO.

ATÉ 1890 FOI CHAMADA DE MINAS DE NOSSA SENHORA DO ROSARIO MEIA PONTE. A PARTIR DESTA DATA PASSOU A SER CHAMAR PIRENÓPOLIS, EM ALUSÃO A SERRA DOS PIRENEUS, QUE CIRCUNDA A CIDADE.

PASSOU POR UM PROCESSO DE ISOLAMENTO E ESTAGNAÇÃO NO INICIO DO SECULO PASSADO, MAS A PARTIR DE 1970, COM A INAUGURAÇÃO DE BRASILIA, FOI "REDESCOBERTA".

A CIDADE, TOMBADA COMO PATRIMONIO HISTORICO NACIONAL, TEM NO SEU CENTRO HISTORICO MUITO BEM PRESERVADO, LOJINHAS DE ARTESANATO, BARES, RESTAURANTES E POUSADAS DE EXTREMO BOM GOSTO.
O AGITO ACONTECE PRINCIPALMENTE NA RUA DO ROSARIO, CONHECIDA COMO RUA DO LAZER, COM AS MESINHAS EM PLENA RUA E MUITO SOM AO VIVO. PARA EFEITO DE COMPARAÇÃO, ACIMA UMA FOTO DA MESMA RUA NO COMEÇO DO SECULO PASSADO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário