O QUARTEL E O BATALHÃO

QUARTEL DA FORÇA POLICIAL

O Comando da Polícia Militar instalou-se no seu quartel definitivo em 1888 em frente ao Largo Municipal, que passou a se chamar após a proclamação da República de praça 17 de novembro. Anos depois, recebeu sua atual denominação: praça Getúlio Vargas.
Em 1927, o Quartel da Força Policial, também chamado Quartel da Força Pública, teve suas antigas dependências completamente remodeladas. No dia 27 de setembro deste mesmo ano foi feita a inauguração oficial da Secção de Bombeiros desta Capital, que ficou anexa à Força Pública.
O Quartel foi considerado na época um dos melhores no gênero de todo o país.
63° BATALHÃO DE INFANTARIA
Também conhecido como "Batalhão Fernando Machado", o 63° BI é uma das Unidades Militares do Exército Brasileiro. Sua sede localiza-se em Florianópolis, em Santa Catarina. É subordinado à 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, com sede em Florianópolis, que está subordinada à 5.ª Região Militar / 5.ª Divisão de Exército, de Curitiba, que faz parte do Comando Militar do Sul, em Porto Alegre.
Com mais de duzentos anos de história, o 63º Batalhão de Infantaria constitui-se em um dos importantes herdeiros das glórias e das tradições do Regimento de Moura, corporação que veio da Corte Portuguesa para o Brasil em 1767, com o intuito de combater o oponente espanhol na disputa pela primazia do Prata.
Já em 1793, ao transformar-se no 3º Batalhão de Fuzileiros da Corte do Rio de Janeiro, tornou-se uma organização militar genuinamente brasileira, tendo naquele 23 de outubro sua data de criação em terras brasileiras.
No século seguinte, sob a denominação de 9º Batalhão de Caçadores, a unidade teve destacada atuação durante a Campanha da Tríplice Aliança, tendo participação exitosa nas Batalhas de Tuiuti, Itororó, Avaí, Peribebuí e Cerro Corá.
Ao longo de sua existência, o Batalhão esteve sediado nas cidades do Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Ponta Grossa, vindo a ter diferentes denominações, até que, ​em 1917, viria a ser transferido para o município de Itajaí-SC, sob o cognome de 14º Batalhão de Caçadores. Dois anos mais tarde, em decorrência de uma reorganização estrutural do Exército, foi transferida a sede do 14º Batalhão de Caçadores para Florianópolis, ainda, sob o cognome de 14º Batalhão de Caçadores. Mas os laços com a capital catarinense se fundiriam plenamente em 10 de agosto de 1936, quando o 14º BC deixou as instalações do Campo do Manejo - atuais dependências do Instituto Estadual de Educação - e mudou-se para o recém inaugurado quartel no bairro do Estreito, onde se situa até os dias atuais.
Textos: 1-Livro Florianópolis Memória Urbana de autoria de Eliane Veras da Veiga, 2- legiaodainfantaria.eb.mil.br
Fotos: Acervo UFSC, Acervo Bruxo-els

Nenhum comentário: