IGREJAS DO INTERIOR DA ILHA

RIBEIRÃO DA ILHA

Construída em 1763 e sagrada em 1806, a Igreja Nossa Senhora da Lapa, situada no Distrito de Ribeirão da Ilha, passou por muitas intervenções até se tornar realmente apropriada para celebrações.
Durante a visita de D. Pedro II, em 1845, o imperador do Brasil doou à Igreja a quantia de 400 mil réis, o que contribuiu na realização de novas obras e reparos à Paróquia. Dois anos mais tarde, o mesmo dinheiro ainda foi utilizado para pinturas e reformas.
Seguindo um partido arquitetônico colonial, a fachada principal da Igreja Nossa Senhora da Lapa apresenta frontão triangular. Atrás, erguem-se duas torres, uma cega e outra sineira. Esta possui dois sinos, balaustradas no contorno e pináculos no centro da cobertura, de forma piramidal.
SÃO JOÃO DO RIO VERMELHO

A Igreja foi construída durante a época em que foi criada a Freguesia de São João Batista do Rio Vermelho, no ano de 1831. Em 1842 encontrava-se bastante arruinada e prestes a desmoronar. Em 1857, foi atingida por um raio, que obrigou uma reconstrução geral. A torre sineira foi edificada em 1944.
É uma capela de nave única com três altares. O altar-mor é de madeira, dedicado ao padroeiro São João Batista. Um segundo altar com a imagem de Nossa Senhora do Rosário, e um terceiro altar consagrado ao Espírito Santo.
SANTO ANTONIO DE LISBOA

Construída entre 1750 e 1756, a Igreja de Nossa Senhora das Necessidades tem uma fachada simples e o interior embelezado por elementos arquitetônicos e artísticos açorianos típicos. A igreja comporta a única pia batismal esculpida em madeira do estado de Santa Catarina. Sua talha é característica do período de transição entre o Barroco e o Rococó.
Em 1845, recebeu a visita do imperador D. Pedro II e de sua esposa, a imperatriz Teresa Cristina de Bourbon. Eles fizeram um donativo de 400 réis para a diocese. Atualmente, a igreja é tombada pelo município e foi restaurada nos últimos vinte anos, inclusive a parte interior e alguns objetos.
CANASVIEIRAS

 É considerada um dos melhores exemplos da arquitetura colonial entre as igrejas da Ilha. Foi construída em 1833 por descendentes de Francisco Dias Velho. Essa Igreja também é tombada pelo Município. Uma imagem de São Francisco de Paula foi encontrada na Praia de Canasvieiras, por isso a Igreja recebe o nome do santo.
Textos: 1/3-guiafloripa.com.br, 2/4-ipatrimonio.org

Fotos: Acervo Velho Bruxo

Nenhum comentário: