AEROPORTO HERCILIO LUZ

No início do século XX, e antes do Aeroporto Hercilio Luz, já existia na grande planície do sul da ilha um campo de aviação. Entre outros aviadores, era ponto de parada para os pilotos do Latécoère, posteriormente chamada Aéropostale e depois Air France, que usavam a pista do Campeche como escala entre Paris e Buenos Aires. Um desses pilotos foi Antoine de Saint Exupery, autor do famoso conto O Pequeno Príncipe, cuja presença por pelo menos três vezes na ilha de Santa Catarina o tornou um personagem da cultura local. Era chamado de Zé Perri pelos descendentes de açorianos habitantes da região.
Em 1922, a capital de Santa Catarina, Florianópolis, foi a escolhida para abrigar as instalações do Sistema de Defesa Aérea do litoral do Brasil. No ano seguinte, em 1923, começaram as obras no campo da Ressacada, que abrigaria o Centro de Aviação Naval de Santa Catarina.
Em 1942, foi inaugurada a primeira pista de pouso e decolagem, de cabeceiras 03/21, em concreto. O Ministério da Aeronáutica inaugurou no ano de 1955 um terminal de passageiros com 500 m², sob administração do então Departamento de Aviação Civil. Entre outras instalações, existia uma torre de controle, um pátio para aeronaves e a pista compartilhada com a Base Aérea de Florianópolis, que se mantém até os dias de hoje.
Em 1974, a empresa estatal Infraero recebeu a jurisdição do aeroporto. Um novo terminal de passageiros foi inaugurado em 14 de agosto de 1976, com 2 985 m². No mesmo ano, o antigo terminal de passageiros foi transformado em terminal de carga aérea. A pista principal 14/32, à época com 2 300 x 45 m, foi aberta ao tráfego público em 1978, juntamente com o pátio de estacionamento de aeronaves do novo terminal de passageiros.
Em 3 de janeiro de de 2018, a gestão do aeródromo foi integralmente repassada à Floripa Airport, empresa do grupo Flughafen Zürich AG, da Suíça, vencedora do leilão, realizado em 16 de março de 2017. O novo terminal de passageiros foi inaugurado em 28 de setembro de 2019, entrando em operação regular no dia 1º de outubro de 2019.
O avião acima é um Tiger Moth da aviação naval, decolando na pista de grama em 1928, onde atualmente é a pista 03-21 do Aeroporto Herciio Luz.
A torre de controle, em 1960.
O Convair 240 da Cruzeiro do Sul , antes de sua partida rumo à São Paulo, no ano de 1956.
Texto: Wikipédia, adaptado por Ricardo Borges, com informações adicionais de Silvio Adriani Cardoso e Fernando Trilha Jr.

fotos: Acervo Família Comicholi

Nenhum comentário: