O CARNAVAL NA ILHA DA MAGIA


O carnaval de Florianópolis, considerado um dos melhores do Brasil, é composto pelo desfile das escolas de samba, blocos e sociedades carnavalescas na Passarela do samba, por bailes nos clubes e por grandes concentrações de foliões nas ruas, com destaque para o Berbigão do Boca e os Blocos de Sujos.

A festa tem origem no Entrudo, ainda no século XIX. Com o tempo, foi se tornando popular. No início do século XX, enquanto a elite frequentava os bailes de gala, a população passa a festejar nas ruas. Os negros, que em geral viviam afastados da área nobre da cidade, passam a ser os protagonistas da festa no Centro com os blocos e, por volta dos anos 50, com as primeiras escolas de samba.


ESCOLAS DE SAMBA

As escolas de samba de Florianópolis surgiram no Morro da Caixa, através da iniciativa de marinheiros cariocas radicados ali e moradores locais. Em 1948 surge a primeira escola, a Protegidos da Princesa, e em 1955, a Embaixada Copa Lord. Inicialmente, as escolas eram compostas majoritariamente por negros, com os brancos passando a ter maior representatividade nas agremiações apenas nos anos 70. 

A Passarela do samba Nego Quirido, localizada no aterro da baía sul, tem capacidade para aproximadamente 25.000 espectadores, e o desfile do grupo especial é transmitido ao vivo para todo o estado de Santa Catarina. As principais escolas desfilam com aproximadamente 3.000 componentes. São elas: Unidos da Coloninha, Consulado do Samba, União da Ilha da Magia e as veteranas e maiores vencedoras do carnaval Protegidos da Princesa e Embaixada Copa Lord.
 





BERBIGÃO DO BOCA

A festa que abre o Carnaval de Florianópolis é provavelmente o mais famoso bloco de Santa Catarina, sendo noticiado nacionalmente. O nome vem de um dos maiores foliões da ilha e um dos criadores do bloco, Paulo Bastos Abraham, o Boca, e do fruto do mar, que é servido durante a festa. A característica mais marcante do Berbigão são os bonecos gigantes inspirados no carnaval de Olinda e na tradição açoriana das maricotas que representam personalidades da cidade e desfilam com o bloco pelas ruas do Centro. A concentração do bloco acontece no histórico Mercado Público.



BLOCOS DE SUJOS

A maior parte da festa de rua acontece no sábado, o dia dos blocos de sujos. Os blocos - são vários, como o Sou + Eu, o Bloquete, o Calma BethPauta que Pariu, entre outros - se misturam no entorno da Praça XV de Novembro e nas ruas próximas, formando uma multidão. Há uma tradição de homens se vestirem de mulher, e ocasionalmente as mulheres se vestem de homem também, mas nada é obrigatório nos Sujos, com muitos fantasiados em grupo ou simplesmente aproveitando a festa.


Nenhum comentário: