PANORAMICAS DE UMA CIDADE

COLINA DA VISTA ALEGRE
A ocupação da ponta meridional da Ilha de Santa Catarina, denominada antigamente como Estreito, foi bastante lenta, dificultada inicialmente pelos obstáculos topográficos. A Colina da Vista Alegre ou Morro do Barro Vermelho, como foi chamado o lugar, compunha-se de elevações estruturadas sobre um maciço rochoso. Estas colinas foram sendo paulatinamente escavadas, ao tempo da continuação das ruas Conselheiro Mafra e Tenente Silveira. Quanto ao maciço rochoso, ele representou no início do século XX umas das dificuldades para a conclusão da rua Padre Roma e a abertura da alameda Adolpho Konder. As atividades desenvolvidas naquela extremidade do polígono central condicionaram o seu desenvolvimento, caracterizado por uma ocupação esparsa e pouco vinculada aos aspectos habitacionais.
Na primeira foto, imponente sobre a Colina da Vista Alegre, o Lira Tênis Clube, o clube da colina.
Já na segunda, destaque para a Alameda Adolpho Konder, à esquerda da foto.
VILA OPERÁRIA
Na descida da rua Hoepcke em direção ao porto formou-se a concentração mais homogênea de habitações ocupadas por operários. Ali, as casas geminadas eram originalmente idênticas. Térreas, de pequenas dimensões, apresentavam entrada frontal e cobertura em duas águas, com caimento no sentindo transversal. Os lotes são estreitos em sua testada e alongados, a exemplo dos coloniais.
Ainda permanecem assim no século XXI
PRAÇA XV - ONDE TUDO COMEÇOU
O traçado urbano desta área segue as normas portuguesas do século XVIII, que estabele como núcleo gerador a praça de frente para o mar. Ali, num primeiro momento, destacaram- se os edifícios de cunho oficial e religioso, de arquitetura imponente e mais elaborada, denunciando sua maior importância no contexto da época.
Pelo lado norte está edificada a igreja Matriz, no lado oeste o Palácio dos Governadores, no leste a Casa da Câmara. O lado sul da praça é a praia.
As imagens abaixo são da década de 60.

Textos: Livro Florianópolis Memória Urbana de autoria de Eliane Veras da Veiga
Fotos: Acervo Velho Bruxo, Acervo Bruxo-els

Nenhum comentário: