NAS ONDAS DO RÁDIO

RÁDIO GUARUJÁ

Antes de ser uma rádio oficial, foi uma divulgadora de anúncios e oferecimentos musicais em auto falantes instalados nas ruas centrais da cidade. No início, em 1943, sua programação era das 10 às 14 horas, quando saía do ar para o transmissor esfriar. Era sintonizada apenas em uma parte do Estreito, no Centro e no Saco dos Limões. 
Em 1946 foi comprada por Aderbal Ramos da Silva e fez sucesso na década de 50 com suas radionovelas. 
Na imagem abaixo, o programa "As crianças se divertem". À esquerda, Mozart Régis, o humorista Pituca, e à direita, o apresentador Edgar Bonassis, o Tio Bona.  

RÁDIO DIÁRIO DA MANHÃ

Foi fundada em 30 de Janeiro de 1955, com apresentações festivas no auditório instalado no primeiro andar, no prédio sede do Banco Inco, que pertencia a família Bornhausem, proprietária da rádio.
Sua programação era baseada nas atrações da rádio Nacional do Rio de Janeiro, grande vitrine para cantores, atores e humoristas.
Um de seus grandes sucessos foi "Bar da Noite", transmitido às sextas-feiras no horário das 21 horas. O bar não existia, mas Zininho e Neide Mariarosa criavam no estúdio um ambiente boêmio com acompanhamento do maestro Aldo Gonzaga e seu conjunto, abrindo espaço para músicos e compositores da cidade.
Texto: ndmais.com.br, adaptado por Ricardo Borges

Fotos: Acervo UFSC

Nenhum comentário: