AO REDOR DA PRAÇA

ORIGENS
A festa tem origem no Entrudo, ainda no século XIX. Com o tempo, foi se tornando popular. No início do século XX, enquanto a elite frequentava os bailes de gala, a população passa a festejar nas ruas. Os negros, que em geral viviam afastados da área nobre da cidade, passam a ser os protagonistas da festa no Centro com os blocos e, por volta dos anos 50, com as primeiras escolas de samba.
Na imagem abaixo, a bateria da Protegidos da Princesa aguardando o momento de desfilar.
SURGEM AS ESCOLAS DE SAMBA
As escolas de samba de Florianópolis surgiram no Morro da Caixa, através da iniciativa de marinheiros cariocas radicados ali e moradores locais. A Protegidos da Princesa em 1948 e a Embaixada Copa Lord em 1955. Inicialmente, as escolas eram compostas majoritariamente por negros, com os brancos passando a ter maior represativudade nas agremiações a partir dos anos 70.
Na imagem abaixo, de 1962, a bateria da Protegidos da Princesa fazendo a sua apresentação.
PROTEGIDOS DA PRINCESA
Libânio da Silva Boaventura, Íbio Rosa, Sílvio Serafim da Luz e Benjamin João Pereira foram os fundadores da Protegidos. A escola surgiu de uma conversa entre os quatro amigos na tarde do dia 18 de outubro de 1948, no 5° Distrito Naval, onde na atualidade fica o Campus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina. Eles eram oriundos de um grupo carnavalesco que desfilava fantasiados de índios Bororós. Durante a conversa, eles concluíram que faltava na cidade uma escola de samba, como as que haviam no Rio de Janeiro - os marinheiros que vinham do Rio ajudaram a trazer o samba pra cidade, e a influência da então capital federal era grande. O nome da escola faz referência ao ato de libertação dos escravos por Isabel do Brasil.
Na imagem abaixo, de 1962, os componentes da Protegidos da Princesa passando em frente ao palácio.












ABRINDO O DESFILE, A UNIDOS DA COLONINHA, UMA ESCOLA SÓ DE CRIANÇAS.GRUPO DE PASSISTAS DA ESCOLA DE SAMBA EMBAIXADA COPA LORD,
TENDO LOGO ATRAS A DA ALA DAS BAIANAS.
A BATERIA DA ESCOLA DE SAMBA PROTEGIDOS DA PRINCESA,
SEGUIDA DE SEUS COMPONENTES.
CARRO ALEGORICO DA GRANADEIROS DA ILHA.
BLOCO OU VAI OU RACHA.
E PARA ENCERRAR, OS SAUDOSOS BOROROS.

Nenhum comentário: